Regras do Taekwondo

O taekwondo é uma arte marcial milenar de origem coreana, provavelmente criada no século I a.C quando essa terra ainda era dividida em três reinos: Shilla, Koguryo e Paekje. Esses ancestrais coreanos precisaram desenvolver essa habilidosa técnica pelo fato das muitas guerras que aconteciam naquele período e chamaram de Taekkyon. Com a unificação da península essa arte de combate foi cada vez mais praticada, chegando a ser introduzida no exército para que se tornasse uma forte e importante arma no combate corpo a corpo. Também foram incluídas a prática entre os próprios soldados, gerando ai um tipo de modalidade esportiva do próprio país.

Com os avanços oTaekkyon foi se tornando de uma prioridade de guerra e disciplina para segundo plano de uso por conta da descoberta da pólvora e o surgimento de armamentos mais pesados, isso fez com que cada vez menos pessoas pudessem ter contato com a arte marcial.

A invasão japonesa que aconteceu no país por pouco não acabou de vez com essa arte, foi proibido a prática de coisas pessoais nacionais, uma opressão cultural foi estabelecida e alguns moradores preferiram migrar para os vizinhos China e Japão, onde conheceram o kung-fu e karatê.

Mas no fim da ocupação, uma busca por valores nacionais perdidos se inicia e o Taekkyon foi optado por alguns coreanos mesmo já existindo várias academias de kung-fu e karatê e foram sendo desenterrados conteúdos dessa arte e foi se reerguendo em seu próprio berço com grande força. É em 1955 que surge o termo Taekwondo como conhecemos hoje, já bem estudado, refinado e bem dominado sendo novamente enquadrado no exército. Tempos depois ele se torna esporte oficial do país já com grandes mestres e o processo de divulgação por toda a região e o mais longe possível, chegando até nós amantes dessa respeitável modalidade.

Nas Olimpíadas de Seul em 1988, o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos jogos olímpicos de Sydney na Austrália tornou-se um esporte olímpico oficial.

O taekwondo significa caminho de pés e mãos, ou seja, designa suas armas em combate livre nas ações de ataque e defesa.

O sistema de graduação do Taekwondo passou por algumas alterações nesses últimos anos definidos pela WTF (Word Taekwon-doFederation), ficando então da seguinte forma:

9° Gub – Branca

8° Gub – Marfim

7° Gub – Amarelo

6° Gub- Dourado

5° Gub- Verde

4° Gub- Azul

3° Gub- Laranja

2° Gub- Roxa

1° Gub- Vermelha

Faixa Preta (Do 1° ao 9° Dan)

O uniforme de treino chamado de Dobok é constituído por calça, blusa e faixa, preservando as possíveis tradições de vestimenta do povo Koguryo segundo relatos históricos.

No combate esportivo são obrigatórios o uso de certos equipamentos de proteção que foram designados pela federação mundial de taekwondo para prevenção maior dos atletas, tentando diminuir o nível de impacto dos golpes aferidos durante o combate, muitas vezes evitando lesões de extremidade maior. Estes equipamentos são:

Protetor de tórax: Protege a parte anterior e a lateral do tronco do atleta.

Protetor de cabeça: Capacete que protege toda a região da cabeça deixando apenas a região da face exposta.

Protetores genitais: Criados para proteger os órgãos genitais dos atletas, respeitando cada sexo.

Protetor de antebraço e canela: Criado para pelo menos amortecer um pouco o impacto dos chutes simultâneos entre os competidores e auxiliar nas defesas.

No combate os competidores devem golpear o adversário afim de gerar pontos ou conseguir o nocaute. Os chutes são permitidos em qualquer região da cintura acima protegida pelos protetores e os socos apenas no tórax do oponente.

As categorias de combate são definidas por peso e cada combate tem 3 assaltos na duração de 2 minutos e intervalos de 1 minuto.

Para vencer o combate o lutador poderá acumular pontos, golpe de punho ou chute no tórax valem 1 ponto, chute na cabeça 2 pontos, saltada 2 pontos e ao final da luta não havendo nocaute vence aquele que tiver mais pontos ou antes to tempo caso um dos lutadores atinja uma diferença de 7 pontos do seu oponente ou faça primeiro 12 pontos.

Caso você cometa alguma falya como agarrar o oponente, auferir socos no rosto, sair da área demarcada ou ter comportamento hostil, pode pender pontos ou até mesmo ser desclassificado.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *