Regras do Sudoku

O Sudoku é uma espécie de quebra cabeça envolvendo muito raciocínio lógico dos jogadores, desafiando a sua mente a preencherem um campo na dimensão de 9×9 e grades internasde 3×3, usando números de 1 a 9 sem repeti-los, ele lhe permite algumas pistas primárias pra conduzi-lo a conclusão.

O Sudoku foi criado pelo projetista e arquiteto já aposentado Howard Garns e suas primeiras ediçõesforam publicadas nos Estados Unidos no final do primeiro ano da década de 70 pela revista norte-americana Math Puzzles andLogicProblems com o nome de NumberPlace que usa esse mesmo nome até os dias de hoje nos EUA.

No ano de 1974 uma empresa japonesa chamada Nikole conhecida como a maior empresa em jogos de quebra-cabeça, decidiu implantar no seu país. A abreviação SUDOKU é a abreviatura de uma frase japonesa que traduzida quer dizer “os dígitos devem permanecer juntos”, daí surge essa expressão abreviada que intitula o jogo como conhecemos hoje. Com o passar do tempo, os japoneses foram intensificando os níveis de dificuldade do jogo e como esses jogos são bastante popular entre eles, facilitou uma aceitação incrível, sendo um dos jogos de quebra-cabeça mais vendidos no país.

No Brasil, o sudoku é publicado desde 2005 na revista Coquetel e no ano de 2006 a JBC lançou em mangá um manual auxiliando os jogadores a solucionar o jogo.

O sudoku pode parecer assustador, em algumas mentes ele parece um monstro de 7 cabeças mas calma, é uma ótima maneira de estimular você a raciocinar um pouco e logo você vai perceber o quão interessante e divertido pode ser.

O jogo inicia-se com a escolha da dificuldade que o jogador opta, isso pode definir pontuações mais elevadas. No sudoku eletrônico existem algumas ferramentas auxiliares como por exemplo, o botão de “mostrar erros”, ao utilizar essa ferramenta o jogador terá noção dos erros cometidos ao longo das jogadas, infelizmente isso resultará na perda de alguns pontos. Outra também disponível é a de “números faltando”, onde o jogador tem disponível na lateral da tela os números restantes no preenchimento da tabela, isso lhe dará um baita auxilio da quantidade de números restantes e quais as possibilidades, é lógico também que infelizmente isso resultará na perda de alguns pontos.

As formas para você conquistar uma boa pontuação se iniciam na escolha da dificuldade do jogo, o quão hábil e veloz você for (quanto menos tempo, mais pontos) e de maneira alguma utilizar dessas ferramentas auxiliares.

No tradicional temos uma tabela 9×9 com grades internas de 3×3 totalizando 81 quadrados que serão preenchidos com números de 1 a 9.

A sua melhor tática será observar atenciosamente as linhas verticais e linhas horizontais; como o jogo já da uma base com alguns campos já preenchidos, você precisa olhar sobre cada linha se haverá o respectivo numero naquela região e como em cada linha teremos9 quadrados tanto horizontal como vertical fica prático identificar o numero que falta, essa técnica se chama LINHAS CRUZADAS.

Um baita macete que você pode usar contar também é o de observação de cada região, melhor explicando:

Observe bem para cada região (lembrando que as regiões são esses quadrados 3×3), cada região terá números não repetidos e campos restante, observe os números que estão preenchidos e perceba quais os números restantes, lembrando que os números são de 1 a 9 e os números que você encontrará são entre 1 e 9, igualmente os números que faltam. Identificados os números que restam, observe rapidamente nas linhas e veja quais não se repetem e preencha os espaços vazios, dessa forma rapidamente você preencherá toda a tabela do sudoku.

Jogadores, agora vocês tem tudo o que precisão para se darem bem no jogo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *