Regras do Ludo

O jogo ludo ou mais conhecido entre os brasileiros como furbica, é um jogo numerado de corrida entre quatro jogadores.

O jogo surgiu na Índia, possivelmente na mesma época do Xadrez. Era chamado de Pachisi. Foi patenteado como Ludo por um inglês no final do século passado, na forma como o conhecemos hoje.

O jogo é composto um tabuleiro marcado com as cores verde, azul, amarelo e vermelho, para cada cor existem 4 peças de inicio com as cores representadas pelas marcações. Pode ser jogado entre duas, três ou quatro pessoas, caso sejam quatro pessoas pode optar pela opção de jogar em duplas, estimulando o espírito competitivo entre os jogadores. Cada peça tem um start no tabuleiro, sua missão é chegar primeiro a caixa central percorrendo todo o tabuleiro, tendo todo o cuidado para que os seus adversários não derrubem suas peças, isso te faria retornar ao inicio de tudo e ser bastante prejudicado. Ganha aquele que primeiro conduzir as suas peças até o centro utilizando dados de seis lados que delegarão, o quanto lhe é permitido caminhar no jogo.

Quando os dados lhe derem um 6, você terá condições de colocar uma de suas peças dentro do tabuleiro e ainda lhe dar o premio de jogar mais uma vez.

Quando você está na reta final e o numero que os dados dão são maiores que os que restam, você entra e sai do centro até terminarem a contagem dos números dado pelos dados, podendo estar dentro ou não do quadrado central.

Não é permitido mais do que uma peça em cada casa. Caso uma peça venha a ocupar uma casa ocupada por uma peça do adversário, a peça original regressará à casa inicial, é o chamado comer. Só não épermitido “comer” a peça que está na casa de saída.

Quando duas peças de uma mesma cor se encontram em uma casa só, forma-se uma o que é chamado de torre, queimpede outra peça de ocupar esta casa. Só é permitido comer a torre se o oponente tiver outra torre. Duas peças somente poderão caminhar como torre caso haja uma torre no meio do caminho para ser comida na vez que somente uma torre poderá comer outra, mandando as duas peças para casa inicial. Não havendo outra torre, e lança-se o dado, poderá o jogador deverá desfazer a torre, caminhando somente com uma das suas peças.

Como todo jogo existem também táticas, macetes estratégicos que auxiliam no melhor desempenho do jogo, permitindo a você uma vitória mais garantida.

Uma das táticas que alguns jogadores tem é a de espalharem peças por todo o tabuleiro, deixando seu jogo extenso com mais de uma maneira de caminhar até a casa central, mas claro, deixando eles de alguma forma protegidos, isso lhe assegurará contra certos imprevistos. Aproveite pra sempre que fizer uma peça adversária voltar ao inicio, caminhar pelo menos 20 casas com uma peça que está próxima da sua área inicial, isso distancia possíveis “predadores” que possam estar se aproximando. Criar-se barreiras na sua casa de saída, impossibilitando a passagem de peças adversárias, você com certeza atrasaria muitas jogadas de seu adversário. Tente formar torres sempre que possível, protegerá suas peças e impedirá avanços dos seus adversários, seja no inicio ou no meio do jogo, estar sempre precavido é uma das façanhas mais interessantes desse jogo já que tudo depende do numero caído no dado do seu oponente. Na partida por pares, você poderá optar por matar uma peça do seu par para avançar 20 casas no jogo. Evite criar congestionamento. Tenha em conta que se 2 ou mais jogadores fazem pontes seguidas, suas fichas estarão mais vulneráveis. Avalie a melhor progressão de movimentos antes de mover um peão. Dessa maneira, você poderá escolher uma melhor estratégia para ganhar dos seus adversários.