Regras Como Jogar Palavras Cruzadas

É um jogo que consiste na formação de palavras cruzadas sobre um tabuleiro, sendo usadas pedras cujos valores variam de acordo com a letra nela impressa.

Cada competidor deve procurar obter o maior número de pontos, formando palavras com as letras que possui e colocando-as nos espaços que lhe sejam mais vantajosos. O total de pontos obtidos por um competidor em uma partida, dependerá única e exclusivamente da sua habilidade.

COMPONENTES
Este jogo é composto de 1 tabuleiro impresso, 4 suportes de madeira, 120 pedras sendo 117 com letras impressas e 3 em branco.

PREPARAÇÃO
a) Colocar o tabuleiro aberto no centro da mesa.
b) Cada competidor pega um suporte.
c) Colocar todas as pedras sobre a mesa com as letras impressas voltadas para baixo – REF. 6025.4

INICIO DO JOGO
Cada competidor escolhe uma pedra. Inicia a partida aquele que tirar a letra mais próxima ao começo do alfabeto. Essas pedras são devolvidas ao centro da mesa e misturadas com as demais. A seguir, cada competidor retira sete pedras da mesa, colocando-as em seu suporte.

COMO JOGAR

1. O primeiro competidor combina duas ou mais de suas pedras na formação de uma palavra e coloca-a no tabuleiro. Essa palavra deverá ser colocada sobre o tabuleiro, em sentido horizontal ou vertical, sendo que uma das letras que formam essa palavra deverá estar sobre o espaço central. Não é permitida a formação de palavras em sentido diagonal (ver jogos n5s. 1 e 2).

2. O primeiro competidor completa o seu jogo, contando os pontos que fez na formação de sua palavra e depois de anotá-los numa folha de papel, retira do centro da mesa, tantas pedras quantas as que usou, conservando sempre sete pedras em seu suporte.

3. O jogo tem prosseguimento pela esquerda. O segundo competidor, e depois cada um na sua vez, acrescenta uma ou mais letras às palavras que já estão no tabuleiro, formando novas palavras. Todas as vezes que forem acrescentadas letras a uma palavra, devem ser colocadas em sentido vertical ou horizontal, e devem formar uma palavra completa e se tocarem outras letras nas filas adjacentes, deverão formar palavras completas como no jogo de palavras cruzadas. O competidor conta a seu favor todas as palavras formadas ou modificadas pelo seu jogo.

4. Novas palavras podem ser formadas quando:
a) Um competidor acrescenta uma ou mais letras a uma ou mais palavras já formadas no tabuleiro.
b) Colocando uma palavra em ângulo reto com uma palavra já formada no tabuleiro, devendo ser usada uma das letras da palavra já formada no tabuleiro (ver jogos n-s. 2, 3 e 4).
c) Colocando uma palavra completa, paralela a uma palavra já existente no tabuleiro, de modo que as letras que se toquem também formem palavras completas (ver jogo ns 5).

5. Depois de feito o jogo, nenhuma pedra pode ser trocada de lugar.

6. As 3 pedras em branco podem ser usadas em substituição a qualquer uma das letras. Quando uma dessas pedras for usada, o competidor tem que avisar aos demais, qual a letra que ela está substituindo, não podendo ser retirada da palavra até o fim do jogo.

7. Qualquer competidor, quando chegar a sua vez de jogar, poderá trocar todas ou algumas de suas sete pedras, e para tanto, devolve-as ao centro da mesa com a face impressa voltada para baixo, retirando a seguir o mesmo número de pedras. Neste caso, perde a sua vez de jogar, só podendo jogar na rodada seguinte.

8. Neste jogo são permitidas todas as palavras existentes em um dicionário comum, com exceção de:
a) Nomes próprios; b) Palavras estrangeiras; c) Abreviações;
d) Palavras que exijam apóstrofes ou hífens. A utilização do dicionário só é permitida para a verificação do uso ou grafia das palavras. Uma palavra só pode ser colocada em dúvida enquanto o competidor ainda estiver jogando.

9. A partida prossegue:
a) Enquanto existirem pedras para serem usadas.
b) Até que um dos competidores use todas as suas pedras e não haja mais nenhuma para ele comprar.
c) Até que todas as letras possíveis tenham sido combinadas e os jogadores concordem que não há mais possibilidade para ser feito jogo.

COMO CONTAR OS PONTOS
10.Os competidores devem anotar os seus pontos, depois de cada jogada.

11. Cada pedra tem um valor correspondente a cada letra, e está impresso ao lado da mesma.

12.0 valor das pedras em branco é Zero.

13. Depois de concluída a jogada, o competidor soma os valores das letras usadas na formação da palavra e adiciona os prémios correspondentes às letras colocadas sobre os espaços premiados do tabuleiro.

14. Um espaço azul claro, duplica o valor da letra colocada sobre ele.

15. Um espaço azul escuro, triplica o valor da letra colocada sobre ele.

16.0 valor de uma palavra é duplicado, quando uma de suas letras está colocada sobre um espaço rosa e, é triplicado quando uma de suas letras está sobre um espaço vermelho. Nestes 2 casos, a contagem dos pontos deverá ser feita da seguinte maneira: somam-se os valores normais das letras que formam a palavra e multiplica-se o total por 2 ou por 3, conforme o espaço premiado, ocupado por uma das letras.
Observação: Nestes 2 casos para efeito de contagem, não são consideradas as letras que porventura estejam premiadas (duplo ou triplo valor da letra).

17. Note-se que o espaço do centro do tabuleiro é rosa e portanto, duplica o valor da primeira palavra colocada sobre o tabuleiro.

18.0 que foi mencionado nos itens 14,15 e 16, sobre letras e palavras premiadas, aplica-se somente em favor do competidor que as usou em primeiro lugar.
Os demais competidores que aproveitarem essas palavras ou letras para seu jogo, só contarão o valor estabelecido nas pedras.

19.Quando uma das pedras em branco está sobre um espaço premiado (duplo ou triplo valor da palavra), considera-se o valor do prémio, embora o valor da pedra seja Zero.

20. Se um competidor formar 2 ou mais palavras de uma só vez, deverá contar o valor de todas elas. Se houver uma letra premiada, ela será contada com o valor do prêmio, para cada uma das palavras que formou.

21.Se um competidor na formação de uma palavra ou mais palavras, usar as suas 7 letras de uma só vez, receberá como prémio 50 pontos, além dos que fez nessa jogada.

TÉRMINO DO JOGO

22.a) Quando o jogo terminar, os competidores somam os valores das pedras que ficaram em seu poder e subtraem do total de pontos feitos no decorrer da partida.
b) No caso de algum dos competidores haver usado todas as suas pedras, somará aos seus pontos os valores das pedras que ficaram nas mãos dos adversários.

DEMONSTRAÇÃO DA FORMAÇÃO DE PALAVRAS E CONTAGEM DE PONTOS

Demonstraremos abaixo 5 jogos nos quais sucessivamente as palavras são acrescentadas, uma de cada vez no tabuleiro, estando as mesmas impressas com destaque.

1º JOGO: A contagem é de 10 pontos, uma vez que o “R” (da palavra TORAS) está sobre o espaço central que por ser um espaço rosa, duplica o valor da palavra.

2º – JOGO: A contagem é de 9 pontos, pois a palavra VARAL foi formada com o aproveitamento da letra “R” da palavra TORAS que neste caso não é considerada como letra premiada mas sim como letra normal.

3º JOGO: A contagem é de 11 pontos, pois a palavra PASSAR tem 2 letras premiadas (A e R), cujos valores são triplicados.

4º JOGO: A contagem é de 12 pontos, em virtude da palavra AMA que foi colocada na horizontal, cuja letra “M” deve ser contada em dobro na formação das palavras “AMA” (horizontal) e “AMA” (vertical) e por estar sobre um espaço premiado, devendo também serem somados os valores normais da palavra “LAR”.

5º JOGO: A contagem é de 14 pontos, pois a palavra “MAR” foi formada paralelamente à palavra “PASSAR”, resultando na formação de mais 2 palavras, cujos pontos devem ser somados aos da palavra “MAR”. Neste jogo foram considerados em dobro os valores das palavras “MAR” e “PA” em virtude da letra “A” que forma estas palavras, estar sobre um espaço rosa que duplica o valor da palavra.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *