Regras do Levantamento de Peso

O levantamento de peso é um esporte que o seu objetivo maior é levantar a maior quantidade de peso possível. O peso fica distribuído nas laterais da barra. O levantamento de peso (masculino) Se tornou um esporte olímpico desde a sua primeira edição que ocorreu em 1896 nas olimpíadas de Antenas. No ano 2000 o levantamento de peso feminino entrou no programa de jogos olímpicos e somente na edição de Sydney.

O levantamento de peso é literalmente um teste de força e resistência, os atletas levantam até três vezes mais que o peso do seu corpo, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos. É muito incrível.

Nisto vemos, compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Isto é: Desenvolver a potência. É preciso força rápida, e bastante explosiva. Requer bastante força nas pernas, logo, exercícios como agachamento de modo frontal e traseiro devem ser de grande importância.

Arranco: Que é do chão direto acima da cabeça, num movimento sem pausa e sem encostar, sem apoiar no corpo.

Arremesso: a barra com o peso será colocada a frente do levantador, onde ele apoiará as mãos, em seguida ele levantará até a altura do seu peito onde se preparará para fazer o ultimo movimento que é o impulso de levantamento até o alto deixando o seu corpo alinhado, em seguida o peso é lançado sobre o solo e é marcado a pontuação do atleta.

Traje: É exigido o traje apropriado para cada competidor, os trajes são delegados pela federação do esporte. São permitidos shorts que vão até o joelho apenas, camisas são opcionais terem mangas ou não, contando que a manga não cubra os cotovelos e são permitidas meias até o nível do joelho apenas.

Vamos conhecer as categorias do levantamento de peso feminino

e elas são:

  • Mosca: até 48 kg
  • Galo: até 52 kg
  • Pena: até 58 kg
  • Leve: até 63 kg
  • Médio: até 69 kg
  • Pesado: até 75 kg
  • Superpesado: acima de 75 kg

As regras do levantamento de peso feminino

Nos dias atuais, o levantamento de peso segue a mesma lógica da maioria dos outros esportes porém a divisão de categoria de peso é mais importante para decretar os maiores competidores e recordes. Ou seja, entendemos que nem sempre o que levanta mais peso é o vencedor. Porém aquele que: Levantam mais peso proporcional as suas próprias medidas. Na disputa do levantamento de peso fixamos o peso dos aparelhos a barra também tem a medida certa que é: 15 kg, ter 2,01 m e 25 mm de diâmetro. Algo bem interessante é que os pesos que são utilizados são de fácil identificação pelas as cores, além disso é proibido que o atleta utilize cores diferentes nos lados, usando as mesma cores nas laterais sabemos que a distribuição de peso está correta. É bem interessante isto, as cores são: • vermelho: 25 ou 2,5 kg;

  • azul: 20 ou 2,0 kg;
  • amarelo: 15 ou 1,5 kg;
  • verde: 10 ou 1,0 kg;
  • branco: 5 ou 0,5 kg;

O mesmo peso que é usado de um lado estará presente no outro, assim haverá total equilíbrio da barra e sustentação. Devido a distribuição do mesmo peso nas laterais.

O levantamento de peso tem muitas vantagens também para a saúde. Melhora a densidade óssea, prevenção de lesões. Coisa que muitos pensam que é perigoso e que o levantamento de peso é muito difícil de ser executado. Pelo contrario, ao conseguir desenvolver você melhora sua coordenação, flexibilidade, equilíbrio, seu corpo se torna mais apto conforme a pratica, e tantas outras atividades físicas você está pronto a praticar, seu corpo vai criando força, resistência e ao passar do tempo, praticando tais exercícios, mudanças surgirão. Melhora também na saúde e em seu nível físico de forma geral, ajuda a perder a gordura indesejada e aumenta a massa magra e definição dos músculos. São muitas as vantagens deste esporte que exige muita força.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *