Regras do judô

Aprenderemos Todas as Regras do judô, uma incrível arte marcial japonesa.

Uniforme:

Para o combate o atleta precisa de um quimono (judôgi). O atleta irá receber uma faixa vermelha e o outro uma faixa branca para usarem além da própria faixa (obi).
Esses atletas recebem o nome de aka (vermelho) e o outro shiro (branco) dependendo da cor de suas faixas. Após os atletas terem se cumprimentado, o juiz inicia o combate com um grito, “Hajime” (começar), para o início do combate.

Pontuação
Pontos:
· Koka: (o atleta cai sentado).
· Yukô: (o atleta cai de lado).
· Wazari: (o atleta cai de costas no tatami, mas com pouca velocidade).
· Ippon: (o atleta cai perfeitamente de costas no tatami).

Penalidades:
· Shido: (violação pequena – vale um Koka para o adversário).
· Chui: (violação normal – vale um Yuko para o adversário).
· Keikoku: (violação séria – vale um Waza-ari para o adversário).
· Hanso-Kumake: (violação grave – vale um Ippon para o adversário).

Objetivo:

Numa luta de judô, o objetivo é marcar um ippon, quando tal pontuação é alcançada, a luta acaba. Um ippon pode ser conseguido pelo seguintes métodos:
· Executando-se uma queda perfeita (ippon).
· Obtendo-se dois wazari (dois vazares valem um ippon).
· Manter uma imobilização por 25 segundos.
· O oponente é desclassificado por faltas (Hantsu-make).
· Aplicação de uma chave de braço ou estrangulamento bem sucedida (não é valido para crianças menores de 15 anos)
· Por desistência do adversário.

Se o tempo acabar sem que um dos atletas tenha conseguido o ippon, então o árbitro dará a vitória ao lutador que acumulou mais pontos.

Se a luta acabar empatada, ou se nenhum dos atletas obtiverem pontuação a luta será decidida em bandeirada, que é quando uma luta acaba empatada, os árbitros de ponta, ou laterais, mais o árbitro principal irão decidir quem venceu a luta erguendo uma bandeira que será vermelha ou branca, (dependendo de quem cada um acha que ganhou) de acordo com a cor das faixas extras dos atletas. Assim quem obtiver duas ou três bandeiras a seu favor, ganha a luta.
Regras de competição O judô tem como objetivo principal projetar o adversário com as costas totalmente no tatame, com velocidade e precisão.

Em um campeonato de judô as seguintes regras são usadas de acordo com a pontuação:

Ippon: O árbitro anunciará ippon, quando na sua opinião, uma técnica aplicada corresponda ao seguinte critério:
· Quando um competidor, com controle, projetar o adversário nitidamente sobre suas costas, com considerável força e velocidade.
· Quando um competidor imobilizar o adversário, que não pode livrar-se durante 25 segundos após o anúncio de ossaekomi (imobilização).
· Quando um competidor render-se batendo duas ou mais vezes com sua mão ou pé ou pedir maitta (rendo-me).
· Quando o efeito de uma técnica de estrangulamento o de luxação do braço estiver suficientemente demonstrado

Waza-ari:

O árbitro anunciará waza-ari, quando na sua opinião uma técnica aplicada corresponda ao seguinte critério:
· Quando um competidor projetar o outro competidor mas a técnica carecer, parcialmente, de um dos três elementos necessários para o ippon.
· Quando um competidor imobilizar o adversário que não pode livrar-se durante o período de 20 segundos ou mais, porém, menos de 25 segundos.

Yuko:

O árbitro anunciará Yuko, quando na sua opinião, uma técnica aplicada corresponda ao seguinte critério:
· Quando um competidor com controle, projetar o adversário, mas, a técnica carece parcialmente de dois dos três elementos necessários para o ippon.
· Quando um competidor imobilizar o adversário que não pode livrar-se durante o período de 15 segundos ou mais, porém, menos de 20 segundos.Koka : O árbitro anunciará koka, quando na sua opinião, uma técnica aplicada corresponda ao seguinte critério:
· Quando um competidor, com controle, projetar o adversário sobre a parte lateral de suas coxas ou sobre suas nádegas com velocidade e força.
· Quando um competidor imobilizar o adversário que não pode livrar-se durante o período de 10 segundos ou mais, porém, menos de 15 segundos.
As regras do judô empo em severas punições a quem não cumpre as regras. Segue abaixo.

Punições:

Shido:

Será aplicado a qualquer competidor que tenha cometido uma infração leve.
· Evitar, deliberadamente, contato com o adversário a fim de obstruir a ação do combate.
· Adotar, na posição de pé, uma postura excessivamente defensiva.
· Ficar, na posição de pé, continuamente sem atacar.
· Introduzir o(s) dedo(s) dentro da manga do adversário ou na parte baixa das suas calças ou agarrar sua manga fazendo um torniquete.
· Enrolar a extremidade da faixa ou do casaco em torno de qualquer parte do corpo do adversário.
· Colocar a mão, braço, pé ou perna diretamente sobre o rosto do adversário.

Chui:

Será aplicado em qualquer competidor que tenha cometido uma infração séria de forma ostensiva (ou tenha sido penalizado com SHIDO e cometa uma segunda infração leve).
· Torcer um ou mais dedos do adversário a fim de soltar a pegada· Em posição de pé sair fora da área de combate, na aplicação de uma técnica que tenha sido iniciada dentro da área de combate.
· Aplicar as pernas em tesoura ao tronco do adversário, ao pescoço ou a cabeça.
· Bater com o joelho ou com o pé, a mão ou o braço do adversário para soltar uma pegada.
· Puxar o adversário para baixo, no solo, para levá-lo a luta de chão.
· Colocar o pé ou a perna por dentro da faixa, no pescoço ou nas lapelas do casaco do adversário.

Keikoku:

Será aplicado em qualquer competidor que tenha cometido uma infração grave de forma ostensiva (ou tenha sido penalizado com Chui cometendo outra infração leve ou séria).
· Aplicar ou tentar aplicar qualquer técnica fora da área de combate.
· Desrespeitar os comandos do árbitro central.
· Fazer sinais desnecessários, observações ou gestos inúteis ou descorteses ao adversário.
· Fazer qualquer ação que possa ferir ou oferecer perigo ao adversário ou ainda que possa ser contrário ao espírito do Judo.
· Aplicar chave em qualquer articulação do corpo que seja o cotovelo.
· Aplicar qualquer ação que possa ofender a coluna vertebral ou pescoço do adversário.

Hansoku-Make:

Será aplicado em qualquer competidor que tenha cometido uma infração muito grave de forma ostensiva (ou tenha sido penalizado com Keikoku e cometa uma infração de qualquer grau).
· Lançar-se de cabeça sobre o tatame dobrando-se para a frente e para baixo ao executar ou tentar executar técnicas como uchi-mata, harai-goshi etc.
· Estando agarrado por trás, jogar-se propositadamente para trás, quando qualquer dos competidores tiver controlado os movimentos do outro.
· Levar um objeto duro ou metálico Como todo esporte, o judô tem regras rígidas a respeito do lugar em que a competição se realizará.

A quadra de competição deverá ter as dimensões mínimas de 14m X 14m e máximas de 16m X 16m, devendo ser recoberta por tatame ou material similar aceitável, geralmente de cor verde.
A quadra de competição deverá ser dividida em duas áreas; a demarcação entre estas duas áreas será chamada de “zona de perigo”, e deverá ser indicada por uma zona colorida, geralmente vermelha, de uma largura aproximada de um metro.
Esta zona colorida constituirá parte integrante da área de combate e será paralela aos quatro lados da quadra de competição.

A área interior, incluída a zona de perigo, se denominará de área de combate e terá sempre as dimensões mínimas de 9m X 9m e máximas de 10m X 10m. A área exterior a zona de perigo se denominará área de proteção e terá uma largura aproximada de 3m (nunca inferior a 2,50m).
Uma fita adesiva vermelha e outra branca, de aproximadamente 6cm de largura, por 25cm de comprimento, será afixada no centro da área de combate a uma distância de 4m entre si, para indicar as posições onde os competidores devem iniciar e encerrar o combate. A fita direita deve estar a direita do árbitro e a branca à sua esquerda.

A quadra de competição deverá ser montada sobre uma superfície flexível ou plataforma.
Quando sejam utilizadas duas ou mais quadra de competição contíguas será permitida uma área de proteção comum de um mínimo de 3m.

Uma zona livre, de um mínimo de 50cm deve ser mantida ao redor da quadra de competição.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *