Regras Como Jogar Imagem e Ação

Número de Participantes: para 4 ou mais jogadores, divididos em 2 a 4 equipes.
Conteúdo:
- 1 tabuleiro;
- 1 ampulheta;
- 396 cartas;
- 1 dado;
- 4 peões.

Objetivo do jogo
Fazer o peão da própria equipe ser o primeiro a percorrer todo o trajeto do tabuleiro.
Os peões são movimentados quando os jogadores conseguem se fazer entender através de desenhos, transmitindo palavras e expressões para os colegas de equipe.

Preparação do Jogo
regras-jogo-imagem-e-acao-prepararNas Regras, os jogadores devem ser divididos em equipes — no mínimo duas, no máximo quatro. Não há limite de jogadores para cada equipe. O jogo é mais rápido e mais emocionante se houver menos equipes e mais jogadores por equipe do que o inversa Se houver número ímpar de jogadores, não importa que uma equipe fique com um jogador a mais que a outra.
As cartas devem ser embaralhadas, recolocadas no berço plástico e colocadas no centro da mesa.
Cada equipe escolhe um peão e o coloca na casa do tabuleiro marcada “início”. Em seguida, segundo um critério qualquer, as equipes devem estabelecer quais os jogadores que serão os seus primeiros “desenhistas” e qual a ordem de rodízio, para que a cada vez de jogar cada equipe vá alternando seus jogadores na posição de desenhista. Deve-se providenciar lápis e papel para todas as equipes.
Cada equipe joga o dado uma vez. Aquela que tirar o número mais alto começa o jogo. Então, o seu “desenhista” compra a primeira carta e, sem que ninguém veja o seu conteúdo, lê a palavra ou expressão da categoria correspondente à casa onde se encontra o peão de sua equipa Existem seis categorias possíveis:
— P pessoa, lugar ou animal (bem como suas partes e características);
— 0 objeto (coisas que possam ser tocadas ou vistas);
— A ação (verbos ou expressões que designem uma ação);
— D difícil (palavras difíceis, de qualquer categoria);
— L lazer (títulos de filmes, livros, jogos, esportes, artistas, etc.).
— T todos jogam (palavras de qualquer categoria).
Observação: qualquer palavra precedida de um asterisco (*) é considerada como “todos jogam” (isto será explicado na seção “Todos jogam”).

O Jogo
regras-jogo-imagem-e-acao-010 “desenhista” tem cinco segundos para examinar a palavra ou expressão da respectiva categoria. Então, a ampulheta é virada e ele começa a desenhar para os membros da sua equipe, tentando fazer com que eles adivinhem qual a palavra em questão. 0 desenhista não pode usar comunicação física ou verbal, por menor que seja. Também não é permitido usar letras ou números.
Ele continua desenhando e seus parceiros continuam propondo palavras até que alguém diga a palavra, ou até que se esgote o tempo.
Se a equipe conseguir adivinhar a palavra, ela continua a jogar, lançando o dado, avançando o peão o número de casas respectivas, fazendo um rodízio de desenhistas e pegando uma nova carta. A carta anterior é colocada atrás das outras.
Vários peões podem ocupar uma mesma casa ao mesmo tempo. Cada vez que uma equipe precisar desenhar, ela deve fazer um rodízio na posição de desenhista.
Se a palavra não for adivinhada, o dado e a jogada passam para a próxima equipe à esquerda. A equipe que receber o dado começa sua vez de jogar comprando uma nova carta e não lançando o dado. A palavra deve pertencer à categoria em que estiver seu peão no momento. O dado só é lançado para mover um peão quando uma palavra for adivinhada.
O jogo prossegue desse modo até que um dos peões complete todo o percurso.

Todos Jogam
regras-jogo-imagem-e-acao-tabuleiroNa categoria “Todos Jogam”, a carta é mostrada para os desenhistas de todas as equipes. Então, a palavra é desenhada simultaneamente as suas respectivas equipes, ‘independente de quem estava com a jogada, a primeira equipe a ‘identificar a palavra ganha a posse do dado, lança e avança o número de casas indicado, em seguida, continua sua jogada com uma nova carta, uma nova palavra e um novo desenhista.
Se duas ou mais equipes adivinharem a palavra ao mesmo tempo, Compra se nova carta e se faz uma nova rodada “Todos Jogam, Se numa palavra da categoria “Todos Jogam”, nenhuma equipe consegui-la dentro do tempo permitido, o dado próxima equipe à esquerda. Neste caso, a próxima equipe não lança do mas inicia seu turno comprando uma nova carta e desenhando a palavra correspondente à casa onde seu peão já se encontrava.
As regras para a categoria “Todos Jogam” aplicam-se também para qualquer palavra procedida de um asterisco (*). independente da categoria onde ela esteja, lembre-se:a primeira equipe uma palavra “Todos Jogam” lança-o, move seu peão o número de casas sorteado e compra uma nova carta.

O Vencedor
Para ganhar o jogo, uma equipe precisa levar seu peão até a última casa “Todos Jogam” e ser a primeira a adivinhar a palavra.
Se ela conseguir, vence o jogo: caso contrario o dado passa para a equipe à sua esquerda (se ninguém adivinhou ou para a equipe que adivinhou a palavra em primeiro lugar. Uma equipe que alcança a casa final “Todos Jogam” não ganha o jogo apenas acertando a palavra proveniente de uma jogada adversária. Primeiro ela precisa recuperar a posse do dado para, em seguida, tentar a vitória. Não e necessário obter um número exato de pontos no dado para entrar na ultima casa.

Importante
Antes de iniciar a partida, os jogadores devem combinar qual o grau de precisão que se deve levar em conta para considerar uma palavra.
Por exemplo, “autódromo” vale como “pista de corrida” ou não? “Tiradentes” vale como “Joaquim José da Silva Xavier” ou não? Uma vez combinados os critérios, todos deverão manter-se fiéis a eles pelo resto da partida, usando-os para julgar qualquer situação duvidosa.

Bom Divertimento!

2 Comments

  1. Ingrid

    Haha, valeu… Perdi as intruções originais e encontrei aqui para jogar com a família :D
    Brigadão!

  2. Georges

    Pra que servem os numeros do lado de cada opção nas cartas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>