Regras Como Jogar Dominó

Um dominó é uma pequena peça retangular com uma linha no centro, e cada extremidade contém um número. Os números variam de 0 (branco) a 6 (sena). Da um total de 28 peças.

As peças de dominó são feitas com um tamanho para se ter o maior conforto possível. Com cerca de 2 polegadas de comprimento, 1 polegada de largura, e de 3/8 de polegada de espessura – pequeno o suficiente para ser encaixado confortavelmente na mão, e grande o suficiente para ser facilmente manipulado.

 

O dominó pode ser jogado com até 4 pessoas. Para dar inicio, as peças são colocadas de cabeça para baixo na mesa e embaralhados com movimentos aleatórios (Essas peças são chamadas de cemitério). Após o embaralhamento, cada jogar tem que escolher 6 peças do cemitério.
Com as 6 peças em mãos, inicia o jogo quem tiver o duplo-6 (peça com o número 6 nas suas duas pontas). caso esta peça não esteja na mão de nenhum jogador, inicia quem tiver a peça dupla maior. E se ainda assim ninguém tiver nenhuma dupla na mão, inicia quem tiver a peça de maior valor, ex: 6/5.

Com o inicio do jogo, no sentido horário. Um jogador por vez deve encaixar alguma peça de sua mão em alguma das extremidades das peças que estão sobre a mesa. Para fazer esse encaixe, as peças tem que ser de números iguais. Não tendo nenhuma peça em mãos que venha a encaixar, esse jogador passa a vez. Seguindo essas regras, a partida terá fim e como vencedor, o jogador que conseguir baixar pra mesa todas as pedras de suas mãos. Uma possibilidade que possa vir a acontecer é o jogo ser “fechado” nenhum dos jogadores ter peças que encaixe em uma das extremidades. Nesse caso a regra é fazer a contagem de pontos. Cada jogador deverá mostrar suas peças para a contagem de pontos. Nessa contagem, sairá como vencedor quem tiver menos pontos.

 

Resgate de peças do cemitério:
Este modo de jogo tem como mudança o resgate de peças do cemitério quando o jogador não tem nenhuma peça que venha a encaixar em alguma das extremidades do jogo. Com as peças do cemitério viradas para baixo, o jogador deve escolher uma aleatoriamente para ser usada em uma das extremidades do jogo. Essa peça não encaixando, o jogador deve selecionar outra e outra até que a mesma venha a encaixar. Como prejuízo, esse jogador ira somando mais peças e pontos nas mãos.

Contagem de pontos de vitórias
As regras de pontos normalmente utilizadas são de quem chegar a 10 pontos primeiro tornasse o vencedor.

Uma batida normal (em uma única ponta): 1 Ponto
Jogo fechado com necessidade de contagem: 1 Ponto
Batida de “carroça” (peça que tem o mesmo número nas duas extremidades, ex: 6/6): 2 Pontos
Batida em duas pontas do jogos de uma vez, com uma peça simples: 3 Pontos
Batida de “carroça” em duas pontas de uma vez: 4 pontos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *