Regras como jogar Gamão

O jogo de gamão é um tradicional jogo, onde o vencedor é aquele que consegue retirar todas as suas peças do tabuleiro primeiro.
Para jogar Gamão, são necessários apenas 2 participantes, um tabuleiro com 24 casas triangulares agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes. Cada jogador é representado por uma cor, branca ou preta, e possui 15 peças, como também controla 2 dados de 6 faces para realizar suas jogadas.

 

Início de Jogo

No início do jogo, são colocadas as peças da seguinte forma:

Assim que se inicia a partida, lança-se um só dano ao mesmo tempo que seu oponente. O jogador que tirar o maior número começa a jogar, utilizando os dois dados para avançar. No caso de empate, os dois jogadores deveram lançar novamente o dado.

 

Objetivo

O Gamão é um jogo para dois jogadores.

O tabuleiro tem 24 triângulos nomeados de casas ou pontos. Cada conjunto de 6 triângulos constitui um quadrante. Os pontos de 1 a 6 formam o quadrante interior ou Home Board. Os pontos de 7 a 12 formam o quadrante exterior ou Outer Board.

Cada jogador tem 15 peças, 2 dados e 1 copo e um dado chamado “Dado de Apostas” (dado com os números 2, 4, 8, 16, 32 e 64 em suas faces, logo abaixo), Os jogadores movem suas peças sobre o tabuleiro de acordo com os resultados dos dados.

 

Para vencer, deve-se trazer todas as suas peças para seu campo (seu quadrante interior) e logo em seguida retira-las do tabuleiro. As peças se movem no sentido horário. Vence a partida quem retirar primeiro as suas 15 peças.

 

Movendo as peças

Os jogadores lançam de forma alternativa os seus 2 dados e movimentam uma ou mais peças, de acordo com o valor equivalente ao número de cada um dos dados. Por exemplo, se os dados indicarem 2 e 4, você tem as seguintes alternativas:

-Avançar uma peça 2 casas e depois outra peça 4 casas.

-Avançar uma peça 4 casas e depois outra peça 4 casas.

-Avançar a mesma peça 2 e depois 4 casas.

Atenção! Caso movimente apenas uma peça, não poderá movimentar a peça 6 casas diretamente. Devem obrigatoriamente movimentar em 2 vezes: 2 casas e dois 4 ou 4 casas e depois 2.

 

Casa Trancada

Para que seja possível a movimentação a casa de chegada não poder estar trancada. A casa de chegada está trancada quando é ocupada por 2 peças ou mais do oponente.

Você pode mover suas peças livremente para:

-uma casa vazia.

-uma casa ocupada por uma ou várias peças suas.

-uma casa ocupada por uma única peça do seu adversário.

 

Capturar uma peça

É possível capturar uma peça, quando você movimenta sua peça para uma casa que tem uma única peça do oponente. Essa peça é então retirada temporariamente do jogo e colocada no meio do tabuleiro em cima da barra.

 

Recolocando as peças no tabuleiro

Caso tenho uma ou mais peças na barra você devera recoloca-las em jogo antes de poder mover qualquer uma das outras peças. Para recolocar a peça em jogo, o valor dos dados devem permitir o alcance de uma casa que não esteja trancada. Uma na barra retorna ao jogo no quadrante interior do seu adversário.

Caso o resultado dos dados não permitam alcançar casa abertas, você não poderá avançar. Passando então a vez para seu oponente e tentando a sorte na próxima.

 

Dobrando

Cada partida de gamão vale 1 ponto (ou seja o vencedor da partida ganha 1 ponto). No decorrer do jogo, um dos jogadores poder propor o dobrar do valor inicial, passando então a valer 2 pontos, o jogador pode dobrar apenas quando é seu turno.

O jogador adversário pode recusar a oferta de “Dobra”. Caso isso aconteça, a partida se encerra e o jogador que propôs a “Dobra” ganha 1 ponto. No entanto, caso ele aceita a proposta, o jogo segue normalmente, porém, agora valendo 2 pontos. Somente o jogador que aceitou a “Dobra” poder propor uma “Redobra”. Subsequente “Redobras” podem ser feitas em uma partida, valendo as mesmas regras há cima nesses casos.

 

Retirada Final

Uma vez tendo trazido todas as suas peças para o seu quadrante interno, você pode iniciar a retirada final de suas do tabuleiro. O jogador irá retirar uma peça única de cada casa, de acordo com o número apontado pelos dados, sendo assim caso na rolagem dos dados caia o número 5, o jogador poderá retirar de forma definitiva uma peça da casa 5.

Se não houver peças em uma casa indicada pelos dados, o jogador deverá usar como referência o maior número tirado nos dados, por exemplo, caso tenho saído os números 3 e 5, você usar o 5 como referência (casa 5). Caso não haja peças na casa 5, o jogador é obrigado a retirar uma peça da casa de maior numero que ele ainda ocupe, por exemplo, ainda existem peças na casa 1,2,3 e 4, portando se retira uma peça da casa 4.

Para prosseguir retirando suas peças o jogador deve ter todas ativas em seu quadrante interno, caso uma peça seja capturada durante a retirada, o jogador é obrigado a traze-la de volta a seu quadrante interno antes de poder prosseguir retirando suas peças. Quem retirar as peças primeiro do tabuleiro vence a partida.

 

Fim de jogo

Ao fim da partida, caso o jogador que perdeu tenha conseguido retirar pelo menos uma peça do tabuleiro, o vencedor ganhar somente o valor mostrado pelo dado de apostas (ou 1 ponto caso não tenho ocorrido nenhuma “Dobra”). Porém, caso o perdedor não tenha retirado nenhuma peça do tabuleiro, ele perde de Gamão. Nesse caso o vencedor recebe o dobro dos pontos mostrados pelo “Dado de Apostas”. No pior dos casos, se o perdedor não retirou nenhuma peça do tabuleiro e ainda tem peças sobre a barra, o vencedor ganhara de Backgammon, dando ao ele o triplo do valor mostrado pelo dado.

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