Regras do Futsal

 

Quadra

A quadra dever ter de 25 à 42 metros de comprimento por 16 à 22 de largura. Para jogos profissionais o mínimo é de 30 metros de comprimento por 17 metros de largura. Nos jogos nacionais da categoria adulta e Sub-20, a quadra tem que ter no mínimo 38 metros de comprimento por 18 de largura. EM jogos internacionais o mínimo é de 20 e máximo 25 metros de largura. E deve ter no mínimo 38 e máximo 42 metros de comprimento.

Metas: Os gols ficam sobre a linha de meta com altura de 2 metros e largura de 3 metros. É obrigatório o usa da rede presa as traves e ao solo. A rede deve ser de material resistente (para que não se rasgue durante o jogo) e com malhas pequenas (pra que impeça a bola de passar). Os postes e travações podem ser feitos de madeira, ferro ou plástico e pintados de cores diferentes da quadra de jogo.

Marcações

-Centro: Uma linha deve passar no centro da quadra e ter um círculo no meio de 10 centímetros (onde se colocara a bola para que a partida tenha inicio). E um outro círculo no centro da quadra, esse bem maior que o anterior, com 3 metros de diâmetro.

-Área de Substituição: é a área por onde os jogadores substitutos entram e os substituídos saem do jogo. É um retângulo que fica à 5 metros de comprimento da linha que divide a quadra no meio e possui 5 metros de comprimento por 80 centímetros de largura, sendo que 40 cm são dentro e 40 cm são fora da quadra. Há duas áreas de substituição: uma para cada time, estando de frente pro banco de reservas de ambos.

-Área Penal: É a área onde o goleiro poder defender com as mãos. É uma em cada lado da quadra e ficam na frente dos gols. É um semicírculo com raio de 6 metros, tendo seu limite na linha de fundo. Diferente da área de cobrança da penalidade máxima pois esse ponto fica, também à 6 metros da linha de fundo, porém, na posição frontal ao gol.

Faltas

Para que certa atitude seja considera uma falta, leva-se em consideração os seguintes pontos:

1-Ter sido cometida por um jogador na reserva ou na quadra;

2-Deve ter sido realizada em quanto a bola estiver em jogo.

Faltas são penalizadas com o Tiro livre direto e o Tiro livre Indireto:

Tiro Livre Direto

O tiro livre é um chute cobrado após a paralisação do jogo devido a alguma infração cometida durante a partida. Uma equipe “ganha” um tiro livre quando um jogador adversário comente as seguintes infrações: derrubar o jogador do outro time, cuspir, dar pontapé, bater, tentar seguras o adversário, oferecer algum perigo a outro jogador de maneira imprudente, empurrar o adversário ou praticar uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador (no rosto por exemplo). A Fata será anotada para a equipe e caso a mesma ocorra dentro da área de penal de quem à cometeu, a equipe adversária “ganhara” uma cobrança de penalidade máxima.

Tiro Livre Indireto

Este será cobrado quando o jogador adversários cometer as seguintes infrações: se o goleiro tocar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto cobrado por um companheiro, ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal, tentar retirar a bola das mãos do goleiro, tentar enganar o adversário se passando por um companheiro do time, prender a bola, tentar retardar o tempo da partida, impedir que o goleiro lance a bola com as mãos, etc.

Tiro Livre Sem Barreira

Essa penalidade é cobrada, sem que haja jogadores adversários (com exceção do goleiro), da bola até a meta adversária. Para a cobrança dessa penalidade a marcação é de 10 metros a partir do centro da meta. Outra marcação dessa penalidade seria a de uma linha traçada à 5 metros da linha de fundo.

Tiro de Canto

A marcação dessa penalidade está nos cantos da quadra, ela ocorre quando um jogador lança a bola pela linha de fundo do próprio time (atrás do próprio gol). É marcada por ¼ de círculo (90 graus), com um diâmetro de 25 cm.

Cartões

Os cartões amarelos serão mostrados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:

1-Quebrar constantemente as regras do jogo;

2-Caso o jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária;

3-Ter conduta antidesportiva;

4-Se dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre alguma decisão;

5-Abandonar a partida sem autorização do árbitro;

6-Um jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que sua equipe não sofra o gol;

7-Impedir ou dificultar o reinício da partida;

8-Discordar por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;

9-Simular durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros.

 

 

Os cartões vermelhos serão mostrados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:

1- Impedir com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;

2- Ter duas vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;

3- Fizer jogo brusco grave;

4- Realizar gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;

5- Apresentar uma conduta violenta;

6-Cuspir em alguma pessoa durante a partida;

7-Dar uma entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;

8- Um jogador reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.

9- Impedir de forma ilegal a tentativa de concluir um tento;

 

A Bola

1-A bola deve ter formato esférico, feita de couro ou outro material previamente aprovado.

2-A circunferência da bola tem o mínimo de 62 cm e máximo 64 cm nas categorias adultas, sub-20, sub-17 e sub-15.

3-O peso não pode ter menos de 400 gramas e ultrapassar 440 gramas.

Jogadores

1-Cada equipe conta com 5 jogadores, sendo que um deles o goleiro.

2-Caso uma das equipes fique com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada.

3-Uma equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas.

4-As substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma quantidade específica.

Equipamentos

1-Os jogadores não poderão usar qualquer objeto considerado perigoso pelo árbitro. Por exemplo: anéis, colares, alianças, pulseiras e brincos.

2-O jogador deve usar: camisa de manga comprida ou curta, caneleiras, calção curto, pelica ou couro macio, tênis feitos de lona, meias de cano longo e caneleiras.

3-Na entrada das equipes, os jogadores devem ficar com a camisa dentro dos calções.

4-O uniforme do goleiro deve ser de uma cor diferente dos demais.

Duração da partida: Uma partida profissional tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20 minutos cada e 10 minutos de intervalo. O jogo é cronometrado para que a partida seja mais dinâmica. As punições são semelhantes a do futebol de campo, principalmente nos cartões. Que assim como no futebol, existem os cartões amarelos para advertir e o vermelho para expulsar os jogadores. E caso um jogador receba 3 cartões amarelos em partidas distintas, assim como no futebol, esse jogador estará expulso do próximo jogo.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *