Regras como jogar Xadrez

As regras do xadrez são um conjunto de regras que regem a prática do jogo de Xadrez em todo o mundo. As regras modernas do xadrez foram modeladas primeiramente na Itália, durante o século XVI. As regras foram sendo alteradas lentamente até o início do século XIX, até chegarem a forma atual. As regras também podem variar de um lugar para outro. Atualmente, a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), determina as regras padrão, com pequenas alterações feitas por algumas federações nacionais. Existem variações das regras para o xadrez tais quais: postal, xadrez rápido, xadrez online e variantes para o jogo de xadrez.

O jogo é disputado por duas pessoas em um tabuleiro de xadrez, com 32 peças (16 para cada jogador) de seis tipos diferentes. Cada tipo de peça se move de uma forma distinta. O objetivo do jogo é dar o xeque-mate no rei adversário, ou seja, ameaçar o Rei do oponente com a captura inevitável. Não necessariamente os jogos devem terminar com o xeque-mate, pois a qualquer momento os jogadores podem desistir, caso acreditem que não podem ganhar a partida. Além disso, há várias formas de o jogo terminar em um empate.

As regras não só ditam os movimentos básicos das peças como também determinam o equipamento usado, o controle de tempo, a conduta e ética dos jogadores, acomodações para jogadores com necessidades especiais, o registro dos lances usando (notação de xadrez), assim como as penalidades no caso de alguma irregularidade que possam vir a ocorrer durante uma partida.

Objetivos do xadrez

O principal objetivo do jogo de xadrez é dar xeque-mate no Rei adversário, ou seja, colocando-o sob ameaça de captura (xeque), sem que ele tenha como escapar desse xeque. Para isto, cada jogador dispõe de 16 peças, sendo essas:

  • 1 Rei
  • 1 Dama
  • 2 Bispos
  • 2 Cavalos
  • 2 Torres
  • 8 Peões

Os movimentos são alternados, sendo que o jogador que detém as peças brancas sempre faz o primeiro lance. Não há a possibilidade de se “passar a vez” ou deixar de realizar uma jogada.

O objetivo secundário do jogo é proteger o seu próprio Rei, evitando que ele leve o xeque-mate. Não é permitido colocar o próprio Rei em xeque, ou, quando em xeque, fazer uma jogada que não o tire do xeque.

Movimento e captura

Todas as peças (exceto o Cavalo), independente de quantas casas andem, têm seu raio de ação limitado pelas outras peças, aliadas ou rivais, sendo assim caso uma peça aliada esteja em seu caminho, ela não poderá parar nesta casa, nem pular a mesma para alcançar outra casa que esteja além dela. No caso de uma peça rival, ainda não é permitido pular para uma casa além desta, porém, é possível capturar (tomar) a peça adversária, a tirando do jogo e posicionando a peça captora no lugar da peça capturada.

Torre

A torre se movimenta em direções ortogonais, ou seja, pelas linhas (horizontais) e colunas (verticais), não podendo se mover na diagonal. Ela pode se mover por quantas casas desejar caso seu caminho esteja livre, pelas colunas e linhas, porém, apenas em uma direção ha cada jogada.

Bispo

O bispo se movimenta nas direções diagonais, não podendo se mover pelas ortogonais como as torres. Ele pode se mover quantas casas quiser pelas diagonais caso tenho caminho livre, porém, apenas em um sentido em cada jogada.

Dama (Rainha)

A Dama (também chamada de Rainha) pode movimentar-se quantas casas quiser, tanto na diagonal, como na vertical ou na horizontal, porém, apenas em um sentido em cada jogada.

Rei

Pode se mover em todas as direções, mas limitado somente à sua casa vizinha. O Rei pode fazer um movimento especial chamado roque com a torre com tanto que:

– nenhuma das duas tenha sido movida durante a partida;

– não haja nenhuma peça amiga entre o rei e a torre

– nenhuma das casas pelas quais o rei irá passar ou ficar esteja sob ataque de uma peça inimiga.

Somente assim podendo ser feito o roque, que pode ser o roque pequeno ou o grande.

O rei também pode capturar, qualquer peça adversária, com exceção do rei adversário. Um rei deverá manter distância mínima de duas casas do outro rei, caso contrário será considerado um lance irregular.

Peão

O peão é a única peça do xadrez que nunca retrocede no tabuleiro. Portanto, enquanto se encontrar na segunda fila, estará sempre disponível para fazer o seu primeiro movimento. Nesse caso ele pode optar entre “andar” uma ou duas casas sempre na mesma coluna. Passando da segunda fila, não pode mais se deslocar duas casas, mesmo que não o tendo feito em seu primeiro movimento. Ao contrário das outras peças do xadrez, quando o peão vai capturar uma peça, seu movimento é diferente: ele desloca-se na diagonal, andando apenas uma casa, sempre para frente. O peão não pode capturar para trás, e não captura peças que estejam na sua frente. Assim, qualquer peça (inclusive um outro peão), pode parar sua marcha.

Como um peão não pode anda para trás, caso ele alcance a última fileira do tabuleiro (fileira 8 para as brancas ou 1 para as pretas) o jogador deve promover seu peão, transformando-o em qualquer outra peça (dama, torre, bispo ou cavalo) exceto o rei. O peão pode se transformar em qualquer umas das quatro peças, mesmo havendo outras em jogo. É possível, então, possuir três ou mais torres, duas ou mais damas, ou situações semelhantes.

Cavalo

O movimento do cavalo corresponde ao um “L”. Círculo este que corresponde ao movimento octogonal permitido pelo quadriculado do tabuleiro. Ele pode andar em “forma de L”, ou seja, anda duas casas em linha reta e depois uma casa para qualquer um dos lados. O Cavalo tem uma liberdade de movimento especial, podendo pular qualquer peça, inclusive as do adversário. Captura as peças adversárias que estejam em seu destino final, mas não pode ir para uma casa ocupada por uma peça aliada.

Movimentos especiais

Roque

O roque é um lance do rei com qualquer das suas duas torres situada na mesma fileira e é considerado como um lance exclusivo do rei. O roque coloca a sua torre em uma posição mais centralizada no tabuleiro e o Rei em uma posição mais segura. O roque tem variações: o roque maior, também chamada de roque do lado da dama e o roque menor, também chamada de roque do lado do rei. Para se executar ambos, move-se o rei duas casas para qualquer lado na horizontal e move-se a torre para a casa imediatamente anterior.

Para que o roque seja executado deve-se observar certas condições para que o movimento seja válido. Essas são:

  • Nem a torre nem o rei usado no roque podem ter sido mexidos alguma vez durante a partida.
  • O rei não pode estar em xeque nem antes nem depois do roque ser feito.
  • Nenhuma casa que o rei irá passar para realizar o roque pode estar ameaçada por uma peça adversária.
  • O caminho da torre e do rei devem estar totalmente livres, seja por peças amigas ou adversárias.

Obs.: como o Roque é um lance do Rei, o mesmo deve ser movido primeiro. Caso o jogador tocar primeiro em sua torre, deverá fazer um movimento com a mesma, não podendo mais fazer o roque com essa torre (pois a mesma já terá sido mexida).

Retirando o Rei de Xeque

Para retirar o Rei de xeque, o jogador deve tentar as três jogadas abaixo:

  • Mover o Rei para uma casa em que ele não esteja em xeque;
  • Colocar uma peça entre o Rei e a peça que está dando o xeque, ou;
  • Capturar a peça que está dando xeque ao Rei.

Quando não há possibilidade de se fazer nenhuma dessas três jogadas, caracterizando xeque-mate e a partida acaba imediatamente.

Vitória

Há apenas dois modos de se chegar a vitória em uma partida de Xadrez:

  • Caso o adversário desista ou abandone o jogo.
  • Dando xeque-mate no rei adversário

Apesar de ser costume de muitos jogadores, o aviso do xeque, não é de forma alguma obrigatória, sendo, em algumas partidas relâmpago, de campeonato, é desaconselhado.

Empate

Uma partida é considerada empatada, quando:

  • O jogador que tiver a vez de jogar não puder realizar nenhuma jogada legal.
  • Um dos jogadores propuser e o outro aceitar o empate.

  • Em campeonatos, a regra é um pouco mais restrita: o jogador deve propor empate enquanto seu tempo estiver correndo, e acionar o relógio. O outro jogador deve anunciar que aceita, recusar o empate, ou simplesmente fazer a sua jogada, sinal que recusou o pedido, e não poderá mais tarde “aceitar” o empate. Apenas o jogador que recusou o empate pode fazer outra proposta do mesmo, para evitar que um jogador fique constantemente pedindo empate, incomodando o adversário.

  • Caso nenhum dos jogadores conte com material nescessario para dar xeque-mate no adversário. É considerado material insuficiente o rei e um bispo, o rei e um cavalo ou o rei e dois cavalos contra um rei sozinho. Isso não significa que não é possível dar um mate apenas com um cavalo. Mas só é possível se houver outras peças inimigas impedindo o caminho do rei inimigo.
  • Por causa da promoção, um peão sempre é considerado “material” suficiente para mate, embora ele como peão não possa sozinho (ou com ajuda do rei) dar xeque mate.

  • Ocorrer um xeque-perpétuo, quando um jogador fica permanentemente colocando o rei do outro em xeque, não importa o que o outro faça, sem que o jogador manifeste intenção de jogar diferentemente.
  • São efetuados 50 lances sem captura de peças e sem movimento de peões.
  • Uma dada posição ocorrer três vezes durante uma partida.

Jogadas irregulares

  • Mover uma peça de forma que não siga os movimentos válidos para a mesma. Por exemplo, um bispo só pode mover-se na diagonal. Se o bispo for movido na vertical, será um lance irregular, devendo o mesmo retornar ao seu lugar e o jogador fazer uma jogada legal com o bispo, caso houver essa possibilidade, senão poderá mover outra peça.
  • O rei estando em xeque, o jogador faz um movimento cujo resultado ainda mantenha em xeque o rei. Nesse caso, o lance deverá voltar e o jogador deverá movimentar a mesma peça para uma posição que tire o rei do xeque, caso possível, senão poderá fazer qualquer outro lance que tire o rei do xeque.
  • Fazer um lance que coloque o seu rei em xeque. Novamente o lance deverá ser desfeito e deverá ser feito outro lance com a mesma peça, desde que haja algum lance válido para a mesma.