Regras como jogar UNO

UNO®
 é um jogo de cartas desenvolvido pela Mattel. Recomenda-se de dois a dez jogadores para jogá-lo, a partir de 7 anos de idade.

Objetivo: ser o primeiro a ficar sem cartas na mão, utilizando todos os recursos possíveis para impedir que os outros jogadores façam o mesmo.

Como jogar: Cada jogador recebe 7 cartas. O restante do baralho é deixado na mesa com a face virada para baixo e então vira-se a primeira carta do monte. Esta carta que fica em cima da mesa serve como base para que o jogo comece.

O jogador a esquerda do que distribuiu as cartas inicia o jogo, que segue em sentido horário. Os jogadores devem jogar, na sua vez, uma carta de mesmo número, cor, OU símbolo da carta que está na mesa. Exemplo: se a carta inicial for um 2 vermelho o primeiro jogador deve jogar sobre ela um 2 (não importando a cor) ou uma carta vermelha (não importando o número). O jogador sucessivo faz o mesmo, dessa vez valendo como base a carta colocada pelo jogador anterior.
Quando jogar a penúltima carta de sua mão, o jogador deve anunciar em voz alta falando “UNO”. Se não o fizer, os outros jogadores poderão obrigá-lo a comprar mais duas cartas. O jogo se encerra quando um dos jogadores ficar sem cartas na mão.

Cartas especiais: 
Além das cartas numéricas, o baralho de UNO possui mais 5 cartas especiais que produzem diferentes efeitos durante o jogo:

  • Inversão:o sentido de jogo inverte-se. Se o sentido do jogo está no sentido horário, quando jogada uma carta “Inverter”, joga-se em sentido anti-horário;
  • Bloqueio:o próximo jogador perde a vez;
  • +2:o próximo jogador tem que apanhar duas cartas e passa o seu turno ao jogador seguinte;
  • Curinga:essa carta pode ser jogada a qualquer momento do jogo independentemente da carta que se encontra no topo de descarte. Quem jogar essa carta escolhe a próxima cor do jogo (azul, verde, vermelho ou amarelo);
  • Curinga +4:o próximo jogador é obrigado a apanhar quatro cartas do baralho e passar a vez, assim como o curinga normal, quem jogar essa carta escolhe a próxima cor do jogo (verde, azul, vermelho ou amarelo). Esta carta só poderá ser usada quando o jogador não possuir nenhuma outra carta que possa usar. Porém, se o jogador prejudicado desconfiar que quem jogou está “blefando”, pode pedir para conferir a mão deste, caso esteja certo, quem jogou terá que apanhar as 4 cartas como punição. Caso a jogada tenha sido legal, o jogador que desconfiou deve apanhar seis cartas.

Regras alternativas: essas são regras adicionais utilizadas por alguns grupos de jogadores, variando de acordo com a região. Elas implicam em efeitos não estabelecidos nas regras originais do jogo, sendo aplicadas às cartas numéricas.

  • 8 ou 9:Os jogadores devem colocar a mão sobre a carta (exceto quem jogou a mesma). Quem ficar por última compra 1 carta do monte. A regra é utilizada para a carta 8 OU a carta 9, podendo varia de acordo com o costume dos jogadores;
  • 0:Quem jogar essa carta pode promover trocas entre os baralhos dos participantes. Pode pedir que dois jogadores troquem suas mãos (incluindo com ele mesmo) ou ditar trocas mais elaboradas, como por exemplo “todos passem o baralho para o jogador a direita”.
  • Corte: Caso você tenha uma carta idêntica (número ou símbolo + cor) a última descartada, você poderá jogá-la antes que o próximo jogador descarte. Assim você corta a vez daquele jogador e o jogo continua a partir você.
  • Pontuação:UNO se joga por rodadas, e a cada rodada o jogador que vence acumula pontos. Porém a grande maioria dos jogadores não jogam com contagem de pontos, terminando o jogo a cada rodada. A pontuação é dada pelas cartas que RESTAM nas mãos dos outros jogadores assim que a rodada é finalizada:
  • +2:20 pontos;
  • Bloqueio, Inversão e Curinga:20 pontos;
  • Curinga +4:50 pontos;
  • Cartas numéricas (0-9):tem o valor correspondente ao seu número.

Quando há contagem de pontos vence o primeiro jogador que atingir 5000 pontos (ou qualquer outra pontuação máxima pré-estabelecida) por exemplo.

Fonte: Portal Em Diálogo.