Como Jogar Tenis de Quadra

O tênis é um esporte bem dinâmico de origem inglesa jogado por duas pessoas ou por 4 sendo dupla contra dupla, tanto para homens como para mulheres, com o objetivo de fazer a bola cruzar a quadra adversária ou que ela toque o chão mais de uma vez.

É jogado em uma quadra retangular (aberta ou fechada) dividida por uma rede central, intitulando as duas metades de meia quadra e marcada por linhas brancas que definem os padrões para pontuação do jogo.

Os instrumentos usados são raquetes que variam de tamanho sendo padrão, média, grande e super grande e em torneios o máximo permitido é de 81,3 cm sem restrições de peso e uma bola de borracha inflada coberta por lã que em torneios são comuns serem nas cores amarelo e branco.

Os jogadores são classificados como sacador e recebedor e é permitido ao recebedor se posicionar em qualquer lugar da sua área na quadra para rebater a bola.

Ao final de cada game, o recebedor então será o sacador e o sacador será o recebedor do próximo game.

A contagem dos pontos pode acontecer em duas formas dependendo da opção do jogo, games ou set. Um game é um conjunto de pontos (15 – 30 – 40 e game) e um set é um conjunto de games (1, 2, 3, 4, 5 e set). No game a contagem padrão é chamada sempre com o primeiro sacador:
Primeiro ponto – 15
Segundo ponto – 30
Terceiro ponto – 40
Quarto ponto – Game

O sacador sempre terá a vantagem sobre o jogo, cabendo ao adversário as estratégias certas para provocar erros e aproveitar para virar o jogo a seu favor.Antes de começar a partida, o sacador deve estar parado com ambos os pés atrás da linha de base e entre a linha imaginária do centro da quadra e a linha lateral.

O sacador deve lançar a bola com a mão ao ar e golpear a bola com a raquete antes que ele toque o solo.

O primeiro saque acontece do lado direito da quadra com a meta de atingir o lado contrário da meia quadra adversária, o saque de 15×0 o acontece no lado esquerdo da quadra, mas com o mesmo objetivo de pingar na meia quadra adversária do lado contrário, no 30×0 o saque retorna para direita e mantém o mesmo padrão do primeiro saque que é atingir o lado contrário da meia quadra do seu oponente.

O sacador e o rebatedor são definidos em um rápido sorteio antes do inicio da partida ou set. O primeiro jogador ou dupla que atingir 6 games com no mínimo 2 de diferença do adversário leva o set. Se na partida ocorrer um empate de 6×6, será disputado o tie-break, onde o jogador que conquistar 7 primeiros pontos com diferença de 2 pontos do seu adversário ganha o set mas se a diferença for menor que 2 dois pontos, o tie-break continua até que a regra seja cumprida e um vencedor seja anunciado. Em um caso especial, pode-se ser anunciado um supertie-break que é previamente avisado, onde o primeiro jogador que fizer 10 pontos com 2 de diferença leva o set.

Se no game der um empate de 40×40 a definição vem para o jogador que fizer os próximos 2 pontos, levando o game.

Um detalhe importante, o sacador tem a oportunidade de duas tentativas para o saque, falhando nas duas o ponto vai para o seu oponente. O start da partida acontece quando ele lança a bola para a meia quadra adversária para que a bola esteja sempre em serviço indo e vindo, mas caso o jogador que estiver a rebater a bola deixe com que ela pare na rede, ultrapasse os limites demarcados, deixe que ela pingue duas vezes dentro da sua área ou rebata a bola com qualquer coisa que não seja a raquete perderá o ponto e dará ao seu adversário.

Os jogadores devem trocar de lado ao final do primeiro, do terceiro e após cada game impar do set; também devem trocar no fim de cada set, a não ser que o numero total de games seja par, nesse caso só devem trocar de lado no primeiro game dos próximos sets.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *