Como Jogar Peteca

A peteca é um divertido jogo brasileiro criado pelos indígenas, amplamente difundida na cultura popular nacional O nome peteca vem do tupi e significa “esbofetear, golpear com a mão. Os índios faziam o uso da peteca como atividade esportiva para aquecimento corporal durante os tempos frios, e também como algo para divertirem, recreação. Quando havia os rituais e as festas os índios praticavam a peteca.

Foi se perpetuando a mania de jogar peteca, de brincar com a mesma, e fazer dela um instrumento de diversão. Outrora víamos muitas crianças pelas ruas, calçadas, juntamente com outras brincando de peteca, é bem legal saber que algo tão simples pode até nos dias de hoje trazer diversão para muitos!

Suas regras são:

1 – A duração de um jogo de peteca é variável: cada set dura 16 minutos cronometrados de peteca em jogo. Caso uma equipe consiga conquistar 12 pontos antes desse tempo, declara-se o fim do set.

2 – Uma partida de peteca é em torno de três sets, sendo que a equipe que fizer os dois primeiros ganha!

3 – Ao iniciar o jogo perceberá que é bem semelhante ao vôlei, um jogador se posiciona atrás da linha de fundo e saca a peteca fazendo com que ela passe a rede e chegue até o campo da outra equipe, ou seja a equipe adversária.

4 – Quanto a equipe recebe a peteca em seu lado do campo, ela tem o direto de fazer apenas um movimento do qual trata-se de jogar para a equipe adversária Se não conseguir com um toque, neste caso o ponto é adversário.

5 – Se a peteca atravessar a linha de fundo ou alguma das linhas laterais ao ser jogada para o campo do adversário, neste caso o ponto é adversário.

A quadra desse jogo é retangular, plana, horizontal, ela mede 15 metros de comprimentos 7,5 metros de largura. Estando livre a partir de 4 metros de altura. O jogo pode ser constituído por duas duplas rivais, em uma mesma quadra com a divisão de uma rede. Já para outros que apenas desejam jogar uma amistosa, podem jogar sem a rede, ajuntar-se aos amigos, colegas, vizinhos, em um lugar com espaço suficiente para acomodar as pessoas, que se optarem em jogar em casa, no jardim, na rua ou quintal, devem ficar em círculo. É uma maneira simples fácil e atrativa também de brincar de jogar peteca. É uma brincadeira com regras bem simples até mesmo nos jogos oficiais.

A peteca é jogada de um lado para o outro da rede da quadra, ganha um ponto o time que fizer o adversário deixar a peteca cair ao chão, isto é quem derruba a peteca perde, ponto para o adversário.

É bem legal de jogar, chame seus amigos, se reúnam em um parque e aproveitem dessa brincadeira, gastar energias jogando peteca é muito bom, brincadeira saudável. Aproveite! Podemos aproveitar o nosso tempo livre com atividades rotineiras, jogos esportes, brincadeiras e isso não só trazembenefícios a nossa saúde, tanto da mente como do corpo mas também nos promove novos círculos de amizades que nos incentiva e estimulam a evoluirmos cada vez mais naquilo que praticamos. O jogo de peteca é um esporte também aeróbico, que nos agilidade dos movimentos, aumenta a capacidade respiratória, a nossa flexibilidade das articulações e entre outras coisas… Uma coisa é certa: Quanto mais você joga mais desenvolve aptidão física, e logo estará fazendo maior esforço sem se cansar. O corpo vai ficando mais apto a cada partida. Ganhando mais equilíbrio e desempenho. O jogo de peteca tem muitos benefícios para a nossa saúde. Gaste mais tempo com esse tipo de praticas de jogos, é excelente!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *