Como Jogar Pebolim

O Pebolim é um jogo bastante apreciado entre os brasileiros, nós que somos amantes do futebol não gostaríamos de estar de fora dessa divertida brincadeira que adapta o nosso esporte favorito a uma mesa. O pobolimtambém é popularmente conhecido por: matraquilhos, matrecos, perceberitos, totó, e entre outros.

A idéia de criar o jogo surgiu na cabeça do Alexandre de Fisterra, um soldado ferido na guerra civil da Espanha. Enquanto ele estava no hospital, chegou a ter um contato próximo com crianças feridas também na guerra e impossibilitadas de jogar o futebol, daí surge a proposta de adaptar o futebol com o jogo de mesa e surge essa ótima forma, uma prática e sossegada maneira e jogar.

O jogo é formado da seguinte forma:

Uma mesa com laterais erguidas e barras de metais cruzando da primeira ponta a segunda, bonequinhos presos as barras para fazer com que a bola fique em movimento até acertar o gol adversário.

As 8 barras são divididas assim:

1° barra – O Goleiro

2° barra – Defesa com 2 bonecos

3° barra – Ataque com 3 bonecos

4° barra – Meio de campo com 5 bonecos

5° barra – Meio de campo com 5 bonecos

6° barra –  Ataque com 3 bonecos

7° barra – Defesa com 2 bonecos

8° barra – O Goleiro

Para iniciar a partida é lançada uma bola no centro da mesa partindo dai o movimento até que a bola seja conduzida a um dos dois gols e pontos sejam marcados.

Dica de jogo: Cada jogo das semifinais será disputado em uma melhor de 3 partidas o time que marcar 5 gols  primeiro é o ganhador da partida. Com bola de ouro são finalizadas as partidas e se estiver por exemplo: 4×4 não irá a 6 quem fizer 5 gols primeiro termina. Uma parte bem legal também é: A final será disputada em uma melhor de 5 partidas. A escolha do campo deve será definida por cara ou coroa. Este jogo deve começar na sorte, e então se inicia a partida. O juiz irá começar o jogo colocando a bola no buraquinho, o time que encostar na bola em primeiro lugar terá posse de bola.

O pebolim é uma ótima maneira também para exercitar nosso cérebro. Estimula a memória e auto-estima. Sabemos que para manter um excelente funcionamento do nosso cérebro precisamos de estímulos, existem vários exercícios que deixam a nossa mente mais ágil mais esperta! Entendemos que para obtermos mais possibilidades de raciocínio lógico precisamos capacitar nosso cérebro a isso e os jogos tem esta capacidade, eles estimulam isso e maravilhoso! O Pebolim é um desses jogos. Exercite a suas habilidades e o que de melhor esse jogo tem a oferecer. Vimos que além da possibilidade de trabalhar em equipe este jogo possuem o benefício de desenvolver a coordenação, a agilidade da nossa mente. Quem já jogou pebolim com amigos apenas por diversão às vezes acontece de marcar um tempo determinado de jogo, nos torneios oficiais da federação brasileira de pebolim se encerra o jogo quando um dos times fazem os cincos gols primeiro. Também não é permitido chutar para o gol logo assim de cara é preciso jogar primeiro para, pelo menos ela toque em dois bonecos para então ser permitido chutar para o gol. Assim o jogo fica bem mais interessante, usando estratégias de jogo e estando bem concentrado no jogo em cada partida.  Outra coisa durante o jogo de duplas é permitido trocar de posição com o parceiro sim e quantas vezes quiser, desde que seja feita essa troca entre um gol e outro. O que não é permitido é trocar de posição com a bola ainda em jogo.

CLASSIFICAÇÃO DAS PUNIÇÕES:

– Leve: anti-jogo.

– Média: ofensas em geral.

– Grave: discussões e desacatos.

– Gravíssima: Confusão generalizada com interrupção do campeonato.- REINCIDÊNCIA: 3 faltas numa mesma partida devem ser punidas com um pênalti (tiro direto do ataque)com apenas o goleiro defendendo.

Essas são algumas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *