Regras Como Jogar Eleminis

Eleminis é um jogo de cartas divertido e competitivo onde os jogadores competem na tentativa de coletar todos os cinco mini elementos (fogo, planta, ar, água e rocha). Estes Eleminis, juntamente com a estrela e o lixo, são chamadas de cartas de personagem. O deck de cartas também contém vários tipos de cartas de ação.

Diferente de outros jogos de cartas, os jogadores não recebem uma mão de cartas. Ao invés disso cada jogador inicia o jogo com uma linha de cinco espaços vazios na mesa. Cartas de personagem são jogadas com a face para cima nestes espaços. Cada espaço pode ter somente uma carta – CARTAS NÃO PODEM SER EMPILHADAS. Não tem problema em ter mais de um mesmo tipo de carta de personagem, mas a linha não pode ter mais de 5 cartas no total. A ordem das cartas não é importante.

Para começar o jogo, embaralhe as cartas e coloque o monte com a face das cartas para baixo no centro da mesa. Decida quem irá jogar primeiro. Os jogadores realizam suas jogadas no sentido horário.

Layout da mesa:

Vencendo o jogo
Colete todos os cinco elementos para vencer! Você pode ser o primeiro a fazê-lo? Uma linha vencedora contém fogo, ar, água, planta e rocha. Ao completar todos os elementos em sua linha grite “Eleminis” para que todos saibam que você venceu. A ordem das cartas não é importante. As cartas de estrela são coringas e automaticamente representam qualquer elemini que seja necessário para vencer. Veja a seção sobre pontuação para a contagem de pontos após cada jogo.

Na sua vez de jogar

1.) Compre uma carta
Quando for o seu turno, compre uma carta do topo do monte. Você deve mostrar a carta a todos os jogadores. Esteja certo de que todos possam ver a carta que você comprou. Muito da diversão do jogo vem de tentar convencer os outros de como jogar. Fale o quanto quiser!

2.) Escolha uma opção
Muitas das cartas possuem mais de uma forma de serem utilizadas. Veja a seção sobre cartas de personagem e cartas de ação para saber como elas podem ser utilizadas.
IMPORTANTE – Você não precisa jogar a carta na sua própria linha. Sua carta pode ser utilizada de qualquer forma que ela permita; Você precisa dela? Guarde-a; Quer atrapalhar o oponente? Jogue ela contra os oponentes. É divertido fazer inimigos!

Exemplo:
Se você comprar uma carta de água essas são suas opções:
A) Substituir o fogo do oponente e dobrar a água dele;
B) Preencher o último espaço da linha do oponente e dobrar a água dele;
C ou D) Preencher um de seus espaços vazios com a água;
E ou F) Substituir uma de suas rochas por uma água.

3.) Jogue e descarte Após decidir o que fazer, jogue a sua carta. Se você substituir uma carta de personagem, descarte a mais fraca. Não empilhe as cartas.
Se você jogar uma carta de ação descarte-a no final de seu turno.
Você sempre deve jogar a sua carta, mesmo que você não goste dos resultados.
Se você não tiver nenhuma jogada válida, descarte a carta – você perde o turno.
Depois de ter jogado sua carta, sua vez de jogo acabou. Os jogadores alternam suas jogadas comprando cartas do topo do monte até que uma pessoa vença o jogo. Se o monte de cartas acabar, pegue as cartas que foram descartadas, embaralhe-as novamente e continue o jogo.

Exemplo:
Se você escolher a opção E, descarte sua rocha e jogue sua água no mesmo espaço.

Cartas de personagem
Elemini (fogo, planta, ar, água, rocha)

Um Elemini pode ser jogado em qualquer espaço vazio ou substituir qualquer Elemini mais fraco. Você pode ver os ícones no canto superior esquerdo de cada carta. (Fogo pode substituir planta e ar, por exemplo).
Fogo queima planta e ar
Planta engole ar e água
Ar sopra água e rocha
Água lava rocha e fogo
Rocha esmaga fogo e planta

Estrela – são coringas e representam qualquer Elemini que você precisar para vencer. Elas podem ser jogadas em qualquer espaço vazio de uma linha, substituir qualquer Elemini ou substituir uma carta de lixo. Você não precisa escolher qual Elemini ela irá representar – uma estrela é sempre coringa e outras cartas de personagem não podem substituí-la.

Lixo – é um personagem sujo utilizado para poluir a linha de seus oponentes e preveni-los de vencer.
Jogue-o em um dos espaços vazios de uma linha ou substitua qualquer um dos Eleminis, mas ele não pode substituir uma estrela! Qualquer um com uma carta de lixo em sua linha não pode vencer o jogo até que esta carta seja removida de acordo com uma das seguintes possibilidades – substituída por uma estrela, descartada com uma carta de descarte, movida por uma carta de mover ou trocada por uma carta de trocar.

Pontuação
Os jogadores podem marcar a pontuação de vários jogos. Adicione 10 pontos para cada Elemini único e 5 pontos para cada Elemini duplicado. Adicione 20 pontos para cada estrela, mas subtraia 20 pontos para cada lixo.
Adicione 100 pontos de bônus para o jogar que venceu o jogo. A menor pontuação possível é 0 (não é possível marcar pontos negativos). Some os pontos de cada jogo até que um dos jogadores atinja uma pontuação máxima desejada (500 pontos por exemplo). O jogador ou time com maior pontuação é o vencedor!

Jogando em times
Jogar em times é uma maneira muito legal de se divertir em grandes grupos. Divida os jogadores de forma igual em times. (Por exemplo, com 6 jogadores é possível ter 3 times de 2 jogadores ou 2 times de 3 jogadores). Os jogadores devem se sentar ao lado dos oponentes intercalados. As regras são as mesmas que a do jogo normal, exceto que somente um jogador de um time precisa fazer uma linha vencedora para terminar o jogo. Lembre-se de ajudar seus companheiros de time e atrapalhar os oponentes o máximo possível.

Regras customizadas
Você pode tornar Eleminis ainda mais divertindo adotando suas próprias regras! Crie suas próprias regras – ou mesmo seu próprio jogo! Você pode utilizar as cartas para jogar clássicos como War e Memória.

Cartas de Ação
Descartar um / Descartar dois – descarte da mesa um número de cartas de personagem de acordo com o tipo de descarte (mostrado pelas setas).
Cartas podem ser escolhidas juntas do mesmo jogador (incluindo você mesmo) ou separadas de diferentes jogadores.

Mover – escolha uma carta de personagem de qualquer jogador e a mova para um espaço vazio de outro jogador. Roube uma carta que você quer dê uma carta que você não quer, ou mova uma carta de um oponente para outro, mas lembre-se – o espaço para onde você mover a carta deve estar vazio.

Trocar – escolha uma carta de personagem de qualquer jogador e troque-a por uma outra carta de personagem de outro jogador. Troque uma carta que você não quer por uma que você quer, ou troque cartas entre dois jogadores que sejam seus oponentes. As duas cartas devem ser de personagens diferentes.

Pular – você perde sua vez de jogar e o próximo jogar joga!
Reverter – o sentido de jogo muda! Similar a carta pular, você perde sua vez de jogar e o próximo jogador no novo sentido joga. Os jogadores continuam a jogar na nova direção até que uma nova carta reverter seja comprada.

Deixe uma resposta