Regras Como Jogar Damas

POSIÇÃO DO TABULEIRO E DAS PEDRAS

1º – O tabuleiro deverá ser posicionado de modo que a casa angular à esquerda de cada jogador seja escura.
2º – Para o início da partida, as pedras brancas serão colocadas sobre as três primeiras fileiras e as pretas sobre as três últimas.

MOVIMENTAÇÃO DA PEDRA E DA DAMA

3º – A movimentação da pedra será sempre em diagonal, para frente e uma casa de cada vez.
4º – A pedra que atingir a 8ª casa adversária, parando ali, será promovida à dama, colocando-se sobre ela uma pedra da mesma cor.
5º – A movimentação da dama será de uma casa para qualquer outra não obstruída, na mesma diagonal. A diagonal estará obstruída quando houver duas ou mais pedras da mesma cor (que a dama) ou adversárias em casas contíguas.

COMER PEÇAS

6º – A pedra e a dama têm o mesmo valor para tomar ou serem tomadas. Podem tomar para frente e para trás, uma ou mais pedras (ou damas) adversárias. Este último lance chama-se “tomar em cadeia”.

7º – A tomada será sempre obrigatória. Não há sopro. Se, numa jogada, houver mais de uma maneira de tomar, o jogador deverá optar por aquela que lhe permita tomar mais pedras adversárias.

8º – A pedra que toma poderá, numa tomada em cadeia, passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, porém, não poderá tomar a mesma pedra adversária mais do que uma vez.

9º – A pedra que, numa tomada em cadeia, apenas passar pela oitava casa adversária, não será promovida à Dama.

10º – As pedras tomadas só deverão ser retiradas do tabuleiro depois de completado o lance.

SITUAÇÕES EM QUE O EMPATE PODE OCORRER

11º – Quando os jogadores chegarem à conclusão que nenhum dos dois têm condições de vencer, a partida estará encerrada e empatada de comum
acordo.
12º – Quando um jogador tiver apenas uma dama e o seu adversário três, este deverá definir a partida num máximo de 13 lances.

Parágrafo único – Se a partida não estiver sendo anotada pelos jogadores, o interessado deverá chamar a atenção de seu adversário para o disposto neste artigo e, a partir daí, será iniciada a contagem dos 13 lances.

DISPOSIÇÕES FINAIS

13º – Os damistas poderão, individualmente, fazer o registro da partida.
14º – Será vedado ao damista, no desenvolvimento da partida, fazer uso de objetos ou dos dedos para calcular a trajetória das peças.
15º – Se o damista pegar uma pedra para jogar, não poderá abandoná-la e optar por outra.

Parágrafo único – Para apenas arrumar suas peças no tabuleiro, o damista deverá informar o seu adversário.
16º – Se o damista estiver movimentando uma dama e pousá-la numa casa, poderá conduzi-la para outra casa, desde que não solte a pedra. O seu lance estará concluído quando ele largá-la.