Como Jogar Beisebol – Regras.net


O jogo é predominantemente praticado na América do Norte, Canadá e Japão. Jogado em todo o mundo, sendo o World Series of Baseball o principal evento do esporte.

Objetivo do Jogo
O objeto do beisebol é marcar mais corridas do que seu oponente. A ideia é bater o mais forte possível a bola arremessada em você, tornando possível correr cerca de 4 bases para completar uma corrida.

Uma partida é composto por 9 jogadores. O jogo tem a duração de 9 innings, com cada equipa batedora atendendo uma vez em cada turno. As pontuações no final dos turnos são adicionados a uma pontuação cumulativa e a equipe com mais pontos ganha. Cada equipe tem três saídas por innings antes que eles, em seguida, venha a trocar de papéis. 

O que são innings
Um inning consiste em uma oportunidade de rebater (atacar) para cada um dos 2 times da partida. Em cada inning, o time visitante começa rebatendo até ter 3 jogadores eliminados, após isto é a vez do time da casa atacar até que 3 dos seus jogadores sejam eliminados. Isto se repete por 9 vezes até o final da partida.

Não existem empates. Se ao final das nove entradas o jogo estiver empatado, entradas extras vão sendo acrescentados até o desempate.

Pontuação

Para marcar um batedor deve primeiro acertar a bola e correr em torno de todas as quatro bases antes que a equipe inimiga recolha a bola e jogue para a base que o corredor esta indo em direção. Um jogador pode marcar um ponto obrigatório, se bater um home run que requer a bola a sair da área de jogo e que muitas vezes acabam no meio da multidão.

 

Não é preciso que o jogador passe por todas as bases em uma só jogada.

Ele pode avançar uma ou mais bases por vez até completar a volta, contanto que não venha ocupar uma base em que já há outro jogador de ataque.

É bastante simples. O pitcher lança, o rebatedor rebate e corre para as bases. Ele tentará alcançar a base mais distante possível enquanto os defensores não tiverem com a bola por perto e poderá parar em qualquer uma das bases e esperar o próximo rebatedor vir rebater, para assim poder continuar a sua jornada pelas bases.

Uma equipe consegue anotar uma corrida quando um corredor consegue percorrer o diamante formado pelas quatro bases. A corrida para as bases começa logo quando o batedor devolve a bola arremessada pelo arremessador (pitcher) dentro da área de jogo. O batedor corre até que um defensor consiga devolver a bola para algum de seus companheiros que ficam posicionados junto as bases.

Também se anota uma corrida quando o batedor manda a bola, de forma válida, para fora do campo de jogo (home run). Se houver corredores em base, eles também anotam.

Como um jogador pode ser eliminado?
Existem 5 formas básicas de se eliminar um jogador, são elas:
1. Strikeout: Acontece quando o rebatedor recebe 3 arremessos de strike antes de 4 arremessos de “ball” e de conseguir uma rebatida válida. Um arremesso é considerado strike quando a bola passa pelo rebatedor na área mostrada na figura abaixo, chamada zona de strike (zona azul abaixo):

 

Caso o arremesso seja fora da zona de strike, o arremesso é considerado ball”. Caso a contagem chegue a 4 “balls” o rebatedor recebe um “walk”, isto é, ele avança livremente até a primeira base. É importante lembrar que qualquer arremesso que o rebatedor tente rebater e “fure”, não conseguindo colocar a bola em jogo, é considerado strike.
2. Ground Out: Acontece quando o rebatedor coloca a bola em jogo e ela, após quicar no chão, é defendida por algum defensor que a arremessa para a primeira base antes do rebatedor chegar a primeira base.
3. Force Out: Ocorre quando o corredor é forçado a correr para a base seguinte mas não consegue chegar antes que o defensor, com o domínio da bola, pise na base em questão. (Na verdade o ground out é um caso especial do force out, onde o defensor da primeira base pisa na mesma).
4. Fly Out/Line Out: Se um jogador de defesa tem o controle da bola antes dela tocar o gramado pela primeira vez o rebatedor está eliminado, independentemente de onde ele esteja. (Normalmente, quando a bola não sobe muito antes de ser defendida chama-se lineout – a bola vai em uma linha reta – ou chamada de Pop Out quando a bola sobe muito mas não vai muito longe, mas o princípio da jogada é o mesmo).
5. Tag Out: Acontece quando, entre as bases, o corredor é tocado pro um defensor com o domínio da bola. Para que ocorra o tag out, o corredor deverá ser tocado pelo jogador com a bola na mão ou pela luva do defensor com a bola dentro.

Quais as dimensões do campo?

 

O campo de baseball pode ser basicamente dividido em duas partes: O Infield e o Outfield. A figura abaixo demonstra bem não apenas esta divisão como todas as medidas do campo oficial:

O Infield é a parte interior do campo e é demarcado pela porção de terra, como pode ser visto na imagem acima. O Outfield é a parte exterior do campo.
As medidas básicas do campo são:
– 27,4m entre as bases.
– 18,39m do mound (local onde o pitcher arremessa) até a home plate.
– A profundidade máxima do campo deve variar de 118,5m a 132,2m e nas laterais deve variar de 91,8m a 107,9m.
Como é o posicionamento dos jogadores?
Num time de baseball os 9 jogadores que rebatem são os mesmos 9 que defendem, à exceção do pitcher que é substituído por um rebatedor desginado (esta regra não existe na Liga Nacional da MLB). Na defesa os jogadores normalmente se posicionam da seguinte forma:
Na imagem os números são aqueles que representam cada uma das posições e muitas vezes são usados em descrições de jogadas.
Os Outfielders (Left Fielder, Center Fielder e Right Fielder) cobrem a parte externa do campo. Estes normalmente são responsáveis por eliminações por Fly Out e por fazer com que as rebatidas válidas causem o menor avanço possível do rebatedor e dos corredores.
Os Infielders (Pitcher, Catcher, First Baseman, Second Baseman, Shortstop e Third Baseman) são os responsáveis pelas eliminações de Groud Out, Force Out e Tag Out, além do Pop Out que é um caso especial de Fly Out curto.
O Catcher e o Pitcher, além disso, trabalham em conjunto na escolha dos arremessos a serem feitos. Além de serem responsáveis pelas eliminações de Strike Out, o Catcher também é responsável por evitar os roubos de bases.
Este lance acontece quando um corredor tenta avançar à base seguinte durante um arremesso e chega nela antes que o defensor da base em questão, após receber a bola do Catcher, faça o Tag Out.
Quais são os equipamentos utilizados?
Luva de defesa
Bola de baseball de couro
Taco/Bastão
Uniforme (calça, camisa, chuteira, boné*)
Capacete para rebatida
Luva para rebatida**
Máscara***
Protetor peitoral***
Caneleiras***
Saqueira***
*O boné faz parte do uniforme dos jogadores
**Opcional
***Somente para o catcher
Quais são as jogadas comuns num jogo de baseball?
Jogadas de ataque
Single: Rebatida Simples (rebatedor pára na 1B)
Double: Rebatida Dupla (rebatedor pára na 2B)
Triple: Rebatida Tripla (rebatedor pára na 3B)
Home Run: É quando o rebatedor consegue percorrer as quatro bases num só lance (numa só rebatida dele mesmo). Isto normalmente acontece quando uma rebatida válida vai para fora do campo de jogo.
RBI: Corrida impulsionada, isto acontece quando um corredor marca uma corrida numa rebatida de algum companheiro seu de time, fazendo com que este ganhe uma RBI.
Jogadas de defesa
Strike Out: Já explicado.
Double Play: Quando ocorre a eliminação de 2 jogadores de ataque num mesmo lance (numa mesma rebatida).
Triple Play: Idêntica à Double Play, só que nesta há a eliminação de 3 jogadores de ataque.
O que significa cada um dos quadros no placar?
Este é um placar padrão de uma partida de baseball. O quadro At Bat mostra o número do jogador de ataque que está rebatendo. Os quadros seguintes mostram as quantidades de balls e strikes naquele At Bat e de Outs naquela parte de inning.
Abaixo, os quadros mostram o numero de pontos anotados em cada um dos innings pelas equipes. Os 3 últimos quadros representam, respectivamente, os números de corridas, rebatidas válidas e erros de cada uma das equipes.
Muitas vezes podemos encontrar placares com apenas estes 3 últimos quadros, podendo identificá-los não apenas pela ordem (que é sempre esta), como pelas siglas R H E normalmente presentes.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *